Livros de Enfermagem

Esses são alguns Livros de Enfermagem com foco em Gestão da Qualidade disponíveis no mercado. Quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto, vou deixar junto a cada livro o link das livrarias que podem ser encontrados pelo Brasil como: Livraria Saraiva, FNAC, Submarino, etc. 

 

Livros de Enfermagem

 

Gestão em Saúde – Programas de Qualidade em Hospitais

Autor: Bonato, Vera Lúcia; Bonato, Vera Lúcia

Editora: Icone

Sinopse: Gestão em Saúde - Programas de Qualidade em Hospitais Esta obra sintetiza uma trajetória longa no campo da saúde pública, e, especialmente, em hospitais, dirigida para a preocupação de como melhorar sua estrutura e principalmente suas funções. Este texto é resultado de cinco anos de dedicação e de 25 anos de exercício na Saúde. Pensar em como fazer diferente, em como propor novos olhares e novas possibilidades constitui o inquietante desafio desta obra ao questionar como seu objeto de estudo a Qualidade realmente pode oferecer mudanças para as instituições de saúde. Parafraseando Miguel Angel Cornejo y Rosado, busca-se verificar se nossas Instituições de Saúde buscam a excelência, pois estar neste ponto significa que: “Ser excelente é compreender que a vida não é algo que se receba pronto, mas, sim, que temos de produzir as oportunidades para se alcançar o êxito. Ser excelente é traçar um plano e alcançar os objetivos desejados, apesar de todas as circunstâncias. Ser excelente é reclamar consigomesmopara o desenvolvimento pleno das próprias potencialidades buscando incansavelmente a realização”. Face as constantes e aceleradas mudanças que os diferentes setores vêm sofrendo e que são irradiados para a área da Saúde, sabemos que se torna impossível pretender esgotar tão amplo campo de estudo e de atuação. Pretende-se com certeza, a sistematização de algumas idéias e observações a fim de mobilizar inquietações nos leitores e naqueles que atuam no segmento da Saúde.

Encontre o livro na Livraria Saraiva.

 

Indicadores , Auditorias , Certificações – Ferramentas de Qualidade para Gestão em Saúde – 2ª Ed.

Autor: Maria D’ Innocenzo (coord.); Maria D’ Innocenzo (coord.); Liliane Bauer Feldman; Liliane Bauer Feldman; Naira Regina dos Reis Fazenda; Naira Regina dos Reis Fazenda; Renata Almeida Barros Helito; Renata Almeida Barros Helito; Rosa Maria Ruthes; Rosa Maria Ruthes

Editora: Martinari

Sinopse: Indicadores , Auditorias , Certificações - Ferramentas de Qualidade para Gestão em Saúde A forma de gerir a qualidade nas organizações de saúde vem causando ao longo dos últimos anos uma inquietude nos gestores, dirigentes e nos profissionais da área de saúde. Tal momento reflete o descompasso existente entre as práticas de gestão, as exigências das organizações e as necessidades dos profissionais. Minimizar essa disritmia exige o conhecimento de conceitos sobre indicadores, auditorias e certificações, várias ferramentas de qualidade para ajudar a compreender e a complementar práticas renovadas na gestão das organizações de saúde enquanto prestadores de serviços à população. As organizações de saúde precisam mais do que nunca compreender a necessidade de mudar, avaliar, certificar e acreditar para assim responder às expectativas e necessidades dos clientes, encantando-os num processo contínuo. Os pesquisadores cujos textos compões este livro desenvolvem conceitos como eixo orientador, sobre os processos de avaliação e de gestão de qualidade. Trata-se agora de utilizá-los como avanço efetivo na teoria e prática das ações das organizações de saúde que prezam a modernização.

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Qualidade em Saúde e Indicadores Como Ferramenta de Gestão

Qualidade em Saúde e Indicadores Como Ferramenta de Gestão Autor: Silva, Cristiane Pavanello Rodrigues; Silva, Cristiane Pavanello Rodrigues; Alvarenga, Denise Cavallini; Alvarenga, Denise Cavallini; Mendonça, Silvia Helena Frota; Mendonça, Silvia Helena Frota; Leão, Eliseth Ribeiro; Leão, Eliseth Ribeiro

Editora: Yendis

Sinopse: A melhoria da saúde brasileira está condicionada a um contínuo aperfeiçoamento do processo de gestão hospitalar.

Pensando nisso, as organizadoras desta obra vêm contribuir para que os hospitais otimizem a qualidade em sua parte administrativa.

São abordados temas como mercado da saúde, gestão de riscos, instalações de centros cirúrgicos, entre vários outros. Uma referência para profissionais da área.

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Inovação na Gestão da Saúde – A Receita para Reduzir Custos e Aumentar Qualidade

Inovação na Gestão da Saúde - A Receita para Reduzir Custos e Aumentar Qualidade Autor: Grossman, Jerome H.; Hwang, Jason; Christensen, Clayton M.

Editora: Artmed

Sinopse: O guru da inovação Clayton Christensen aplica nesta obra os princípios da inovação de ruptura a um setor que está desesperado em busca de soluções para a sua sobrevivência: a assistência à saúde.

Com tecnologias de ponta e alternativas orientadas ao consumidor, os autores mostram a empresas, empresas seguradoras e trabalhadores na área da saúde como reduzir custos, melhorar a assistência e azeitar o processo, beneficiando empresas, médicos e pacientes.

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Avaliação – Subsídios Teórico – Práticos para a Gestão em Saúde Avaliação - Subsídios Teórico - Práticos para a Gestão em Saúde

Autor: Trentini, Mercedes; Corradi, Ezia Maria

Editora: Icone

Sinopse: Mudanças significativas estão se operando no conceito e na aplicação da avaliação. Durante muito tempo a avaliação esteve atrelada aos conceitos de controle e feedback, principalmente nas empresas.

Isto consistia em verificar se tudo estava sendo realizado de acordo com o que fora planejado e determinado. Caso contrário procedia-se o feed-back, que levava à correção de falhas. Hoje se entende a avaliação como um processo dinâmico, sistemático e contínuo.

Não se avalia apenas para diagnosticar uma determinada situação, mas também e principalmente rever o que está sendo realizado e propor a readequação de atividades.

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Hospital – Acreditação e Gestão em Saúde – 2ª Ed. 2007

Hospital - Acreditação e Gestão em Saúde Autor: Pedrosa, Tania Moreira Grillo; Couto, Renato Camargos

Editora: Guanabara Koogan

Sinopse: Fundamento na experiência de seus autores e colaboradores, “Hospital – Acreditação e Gestão em Saúde” fornece ao leitor entendimento global do funcionamento de um hospital, as funções que devem estar presentes para sua sobrevivência, além de disponibilizar as ferramentas necessárias para que o gestor possa estruturar um sistema operacional viável que atenda as necessidades da sociedade, prestando um serviço de qualidade e que satisfaça seus clientes.

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